segunda-feira, 4 de junho de 2012


Ecobags: praticidade e moda sustentável



As sacolas ecológicas, sustentáveis, ou também conhecidas como ecobags, tornaram-se uma solução para substituir as tradicionais sacolas plásticas em mercados no dia a dia. Assim, acompanhando a tendência sustentável em alta, sacolas com os dizeres “I’m not a Plastic Bag” passaram a causar furor entre celebridades e fashionistas.

Logo, o termo foi usado pela primeira vez com conotação fashion em 2007, por Anya Hindmarch, designer inglesa. Entitulada “I’m not a plastic bag”, a bolsa “verde” de Anya logo caiu no gosto das famosas: Kate Moss, Keira Knightley, Jessica Biel e Lily Cole, por exemplo, foram algumas das famosas flagradas carregando o modelo.

Entretanto, no Brasil as sacolas plásticas já foram recolhidas por meio da aprovação de um projeto no final do ano de 2011. A medida foi tomada para controle ambiental visando evitar o acúmulo de sacolinhas pela cidade. As grandes vilãs do meio ambiente, contudo, têm difícil decomposição – cerca de cem anos para se decompor – e são apontadas como uma das grandes causas de enchentes em centros urbanos. Sendo assim, nos vimos obrigados a usar a criatividade para substituí-las.

sustentabilidade na moda não é uma tendência passageira. Em alta, as ecobags têm conquistado mulheres que ao adquirirem modelos diferenciados passam a compor um visual descontraído, utilizando a peça não somente para fazer compras. Com design, combinações de cores e dizeres modernos e divertidos, as bolsas sustentáveis são duradouras e podem ser adaptadas à diversas ocasiões e estilos de vida.